sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Livro da semana: Criança 44!

Até agora, estou conseguindo manter minha pequena promessa de um post por semana (ok, é só o segundo). O livro escolhido dessa semana é Criança 44, de Tom Rob Smith, lançado no Brasil pela Record.

Sinceramente, esse foi um dos livros mais surpreendentes que eu já li, pra não dizer o mais. Por isso, é muito difícil escrever sobre ele e falar sobre o quanto eu adoro esse livro sem contar as surpresas finais. Então, escreverei brevemente sobre e leiam! Vocês não vão se arrepender.

O livro se passa na Rússia de Stalin e tem como personagem principal Liev Demidov, agente do Estado. O governo faz com que todos acreditem que não haviam crimes e Liev concordava cegamente com isso. Até que, um dia, ao cobrir o assassinato de um menino, nos trilho de uma ferrovia, a família se recusa a acreditar que foi um acidente. Inicialmente, Liev reluta com a ideia. Porém, após analisar melhor os fatos, ele decide investigar o que houve por trás do assassinato.

Uma das partes maravilhosas do livro é a descrição magnífica dos acontecimentos e o modo que a União Soviética funcionava. O povo não tinha nenhum direito, apenas deveres. E, por isso, quando Liev resolve investigar algo contra o regime, as coisas não são simples para ele, ou para sua esposa Raissa.
Recomendo muito. E como eu leio de tudo, eu sempre fico receosa de indicar alguns livros. Mas esse? Sempre recomendei de olhos fechados e todo mundo sempre gostou! 

Desde que eu comprei meu livro, em 2008, seus direitos de adaptação para o cinema já haviam sido vendidos para Ridley Scott (de Gladiador), mas ainda não tenho nenhuma notícia de data de estreia ou nada parecido.


"Um dos homens saiu do quarto e voltou em seguida, com duas pequenas malas.
-Só podem levar isso. Só podem levar no corpo a roupa e os documentos. Daqui a uma hora saímos, quer estejam prontos ou não.
Liev lhou para as malas, de madeira revestidas de lona. Eram pequenas, suficientes para a roupa de um dia. Virou-se para a esposa.
-Vista o máximo de roupas que puder.
Olhou além dela. Um dos agentes a observava, fumando.
-Pode aguardar lá fora?
-Não perca tempo pedindo coisas. A resposta será sempre não."




ps1.: A continuação do livro, "O Discuso Secreto", já foi lançada, mas eu ainda não consegui comprar, então não li. Muito triste isso. 
ps2.: Meio spoiler, não muito haha. Parte da história do livro é baseada na história do russo Andrei Chikatilo, 'O Estripador Vermelho', que confessou mais de 50 assassinatos a partir de 1978.

Por Mel

11 comentários:

Torugo disse...

Interessante, poderiam fazer um filme :x

[]'s
blog.avoado.com

Wil disse...

Uma ótima indicação. As histórias reais oou fictícias, envolvendo a Rússia, são sempre fantásticas.

j e f f. disse...

dica de livro vinda de alg com bom gosto pra cinema, eu aceito ;P hehe
embora minha profissão me faça querer sempre passar longe de relatos históricos nos momentos de lazer, rss =/

Palomah Pereira Lavigne disse...

parece legal =D

Julia Nevares disse...

Obrigada, gente! E, mesmo que você queira passar longe, esse livro é tão bom que você nem vai se importar! haha

Fabiane Daz disse...

Boa dica.. gosto muito de livros assim... suspense!!.. e se for adaptado mesmo fez uma bela escolhe Ridley Scott é ótimo!!

Anônimo disse...

Boa indicação.. vou procurar o livro por aqui pra mim ler!

http://mundodosamuka.blogspot.com/

Julia Nevares disse...

Mais um pra minha lista quase interminável, que bom que eu nem gosto (y).
Zo.

Diogo Figueiredo disse...

que isso! eu amei, baseado em o que vc falou
sério mesmo, vou me informar sobre ele
vale pela dica

Fabiano disse...

uma excelente dica heim. adoro livros e esse eu não conhecia. gosto mto de histórias que se passam nos antigos regimes comunistas. vou procurar agora nos sites de compra e adquirir um.

Mônica Pinheiro disse...

Vc escreve bem e até nos faz interessar pelo livro. Eu gosto de livros com uma história verídica como pano de fundo. Esse parece ser uam boa pedida.
Parabéns!